Japonesa Mitsuki Ono conquista bronze no halfpipe feminino em Milão-Cortina

Sul-coreana Choi Ga On, de 17 anos, leva o ouro e americana Chloe Kim fica com a prata nos Jogos de Inverno

A japonesa Mitsuki Ono conquistou a medalha de bronze no snowboard halfpipe feminino nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, nesta quinta-feira, em Livigno, na Itália.

A medalha de ouro ficou com a sul-coreana Choi Ga On, de apenas 17 anos, que somou 90,25 pontos em sua terceira e última descida. A americana Chloe Kim, bicampeã olímpica, levou a prata com 88,00 pontos obtidos na primeira apresentação.

Ono, de 21 anos, garantiu lugar no pódio com 85,00 pontos em sua primeira descida, que incluiu uma manobra frontside 1080. A prova foi disputada no Livigno Snow Park, sob forte neve, o que tornou as condições mais difíceis para as atletas.

“Minha última Olimpíada terminou com muita frustração e fico feliz por ter trabalhado duro usando aquilo como motivação”, disse Ono. Em sua estreia olímpica, nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, ela terminou na nona colocação. Depois disso, conquistou os títulos gerais da Copa do Mundo nas temporadas 2022-23 e 2023-24.

Choi Ga On assegurou o ouro na última tentativa, após ter caído nas duas primeiras descidas da final. Já Chloe Kim, que havia se classificado em primeiro lugar, teve a chance de retomar a liderança na última apresentação, mas caiu e não conseguiu melhorar sua nota.

Outras japonesas também se destacaram. Sara Shimizu terminou em quarto lugar com 84,00 pontos, apenas um ponto atrás do bronze. A jovem Rise Kudo, de 16 anos, ficou em quinto com 81,75. Já Sena Tomita, medalhista de bronze em Pequim 2022, terminou na nona posição, com 68,25 pontos.

Ono elogiou as atletas mais jovens da equipe japonesa e afirmou que elas trazem “motivação real” e um “ótimo ambiente” ao grupo. Shimizu, por sua vez, prometeu voltar ainda mais forte após ficar perto do pódio.

“É frustrante chegar tão perto da medalha, mas vou usar isso como aprendizado para a próxima vez”, afirmou.