Bancos bloqueiam contas de estrangeiros com visto vencido

Medida visa coibir uso indevido de contas bancárias por golpistas; residentes legais podem ser afetados se não atualizarem status de residência.

Alguns dos maiores bancos do Japão começaram a bloquear saques em contas bancárias de estrangeiros cujo período de permanência no país expirou, informou a Agência de Serviços Financeiros (FSA). A medida responde a um aumento no uso ilegal dessas contas por criminosos envolvidos em fraudes.

A Agência Nacional de Polícia havia solicitado a implementação do bloqueio em dezembro, após identificar casos em que contas de estrangeiros foram vendidas ou usadas em esquemas fraudulentos, como os golpes conhecidos como “fraudes especiais”, nos quais golpistas se passam por parentes ou autoridades para enganar vítimas e obter dinheiro.

Embora a FSA não tenha divulgado quais instituições já adotaram o bloqueio, a Kyodo News confirmou que o MUFG Bank e o Mizuho Bank, dois dos três maiores bancos do Japão, já estão aplicando a medida, com outros bancos devendo aderir à medida conforme atualizam seus sistemas.

Atualmente, estrangeiros que vivem no Japão são obrigados a notificar os bancos sobre mudanças ou prorrogações em seu status de residência. No entanto, muitos desconhecem essa exigência. Como resultado, mesmo residentes legais podem ter suas contas parcialmente ou totalmente bloqueadas caso não atualizem essas informações, mesmo que seu visto esteja em ordem.

Após discussões com a FSA e a Agência de Serviços de Imigração, a polícia declarou que usar contas bancárias após o vencimento do visto, salvo em casos excepcionais, pode ser considerado crime de falsidade ideológica ou de identidade.

A orientação também exige que saques e transferências sejam bloqueados até que o titular da conta comprove residência válida. No entanto, transações automáticas com órgãos públicos ou concessionárias de serviços públicos estão isentas do bloqueio.