Agência Meteorológica alerta para risco de enchentes, deslizamentos e tempestades severas até o dia 10; população deve redobrar cuidados.
O oeste do Japão enfrenta chuvas intensas e ventos fortes desde esta quinta-feira (9), devido à influência de uma frente fria e áreas de baixa pressão. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) alerta para o risco de precipitações que podem ultrapassar 50 mm por hora em algumas áreas, principalmente nas regiões de Kyushu e Shikoku, e de 30 mm no leste do país.
Entre os registros mais críticos, destacam-se 62 mm de chuva em apenas uma hora na cidade de Gotō, província de Nagasaki, e 50,5 mm em Sasebo, também em Nagasaki. Em Fukuoka, a cidade de Ōnojō registrou 43 mm, enquanto Minamiaso, em Kumamoto, teve 32 mm no mesmo período. Além da chuva, o vento também preocupa: o município de Higashikagawa, em Kagawa, registrou rajadas de até 26,8 m/s, e Susa, em Yamaguchi, 26,2 m/s.
A previsão indica que as áreas de chuva intensa devem se deslocar do oeste para o leste do Japão até o dia 10, atingindo principalmente a costa do Pacífico. Há risco de tempestades localizadas com raios, além de possíveis inundações em áreas baixas, deslizamentos de terra e aumento do nível dos rios.
A JMA pede atenção redobrada à população, especialmente em regiões suscetíveis a desastres naturais. Além disso, recomenda-se cuidado com ventos fortes, possíveis tornados e descargas elétricas. No norte de Kyushu e na região de Chūgoku, a previsão é de que o vento continue intenso ao longo do dia 9.
Diante do cenário, autoridades orientam que moradores de áreas de risco estejam prontos para evacuação e acompanhem os alertas oficiais. A população deve evitar deslocamentos desnecessários e buscar abrigo seguro em caso de agravamento do tempo.