Falha em usina obriga Hokkaido a receber eletricidade de Tóquio pela primeira vez

Após parada inesperada em hidrelétrica, reserva de energia ficou abaixo de 3%, levando à primeira transferência emergencial desde 2020

A Hokkaido Electric Power Network, empresa responsável pela distribuição de energia em Hokkaido, informou nesta terça-feira que recebeu até 50 mil quilowatts de eletricidade da Tokyo Electric Power Grid (TEPCO). Essa transferência foi necessária devido a uma queda inesperada na geração de energia local, causada pela falha de uma usina hidrelétrica.

Segundo a companhia, essa é a primeira vez que Hokkaido recorre à transferência de eletricidade desde o início de suas operações como empresa independente, em 2020.

O problema aconteceu por volta das 15h10, quando a Unidade 1 da Usina Hidrelétrica de Kyogoku, localizada na cidade de Kyogoku, parou devido a uma falha no equipamento. A unidade tem capacidade de 200 mil quilowatts. Com isso, o índice de reserva energética da região – que indica a margem de segurança no fornecimento – caiu para menos de 3%.

Para evitar riscos de falta de energia, a transferência de eletricidade foi feita entre 17h30 e 18h. Ainda não há previsão para o conserto da usina. A partir do dia 3, a empresa informou que vai usar outras fontes, como usinas termelétricas, para garantir o fornecimento.