Tremor de magnitude 5,5 atinge Ilha Akuseki, provocando a saída de ao menos 13 pessoas, incluindo crianças e idosos
Cerca de 13 pessoas, incluindo crianças e idosos, foram evacuadas da Ilha Akuseki, uma área remota no sudoeste do Japão, após um forte terremoto atingir a região. O tremor, de magnitude 5,5, ocorreu na tarde de quinta-feira (3) e foi o mais forte em uma série de abalos sísmicos que vêm acontecendo há cerca de duas semanas.
Segundo autoridades locais da vila de Toshima, responsável pela administração da ilha, todos os 76 moradores presentes no momento do tremor foram confirmados como ilesos. No entanto, com a sequência de tremores mais leves, inclusive um de intensidade 4 na manhã de sexta-feira, 13 pessoas decidiram deixar a ilha em um ferry disponibilizado pela prefeitura.
As autoridades informaram que mais moradores ainda podem ser evacuados, já que nem todos conseguiram solicitar passagem a tempo. A Agência Meteorológica do Japão classificou o tremor de intensidade 6 inferior na escala sísmica japonesa, o que indica dificuldade para permanecer em pé e risco de danos a telhados e janelas.
Desde o dia 21 de junho, a cadeia de ilhas Tokara, onde está localizada a Ilha Akuseki, já registrou mais de mil tremores perceptíveis. Tremores de intensidade 5 inferior também foram sentidos na segunda e quarta-feira desta semana.
Essa não é a primeira vez que os moradores enfrentam essa situação. Em dezembro de 2021, um terremoto semelhante levou moradores a deixar temporariamente a ilha em direção à ilha principal de Kyushu e à ilha de Amami.