Moriyama Takahiro pediu demissão após ser ouvido pela polícia em caso que envolve suspeita de manipulação de licitação pública
O vice-prefeito da cidade de Kiryu, em Gunma, Moriyama Takahiro, de 52 anos, apresentou sua carta de demissão nesta sexta-feira (4), em meio a uma investigação policial sobre fraude em uma licitação pública para a construção da nova sede da prefeitura.
A investigação envolve também o ex-deputado, Takamichi Aizawa, de 49 anos, que já foi preso junto com outros três suspeitos por supostamente manipular o processo de concorrência pública. Aizawa deixou o Partido Liberal Democrata (PLD) após o escândalo vir à tona.
Moriyama, que presidia o comitê responsável pela análise dos editais de licitação, foi ouvido pela força-tarefa conjunta das polícias de Saitama e Gunma. Ele estava afastado de suas funções desde o dia 19 de junho.
Segundo a prefeitura de Kiryu, Moriyama justificou sua saída dizendo que “não conseguir participar das atividades da câmara municipal e estar ausente por tanto tempo prejudica a administração pública, e me sinto responsável por isso.”
Moriyama iniciou sua carreira política como vereador da cidade e assumiu o cargo de vice-prefeito em setembro de 2019.
O prefeito da cidade, Keiji Araki, comentou o caso em uma entrevista coletiva:
“Lamentamos profundamente por preocupar os cidadãos. Vamos cooperar totalmente com as investigações para esclarecer os fatos.”