Dupla japonesa do badminton se separa após Mundial de Paris

Medalhistas olímpicas de bronze, Shida e Matsuyama seguirão caminhos diferentes após campeonato mundial na capital francesa

As jogadoras japonesas de badminton Chiharu Shida (28 anos) e Nami Matsuyama (27 anos), que conquistaram a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris, anunciaram nesta terça-feira (8) que vão encerrar a parceria após o Campeonato Mundial, que será realizado no próximo mês, também em Paris.

Durante uma coletiva de imprensa em Kumamoto, no sudoeste do Japão, as atletas explicaram que tomaram a decisão após refletirem sobre seus objetivos futuros no esporte.

Shida disse que deseja continuar perseguindo o topo:

“Quero ser a melhor do mundo”, afirmou.
Ela já planeja formar uma nova dupla feminina com Arisa Igarashi, duas vezes medalhista olímpica de bronze na categoria de duplas mistas.

Já Matsuyama revelou que sentiu ter atingido seu limite na categoria de duplas femininas e agora considera migrar para as duplas mistas.

“Dei o meu máximo até as Olimpíadas. Não me via ficando ainda mais forte e não queria impedir minha parceira de seguir em frente”, disse.

As duas ainda jogarão juntas mais duas competições: a Japan Open, entre 15 e 21 de julho, em território japonês, e depois o Mundial em Paris, onde encerram oficialmente a parceria.

Shida comentou com emoção sobre o encerramento:

“Passei mais tempo com Matsuyama do que com minha própria família. Como nossa última competição será em Paris, cidade onde conquistamos a medalha olímpica, quero muito vencer esse Mundial com ela.”