Mais de 25 mil dançarinos devem participar até o dia 4, celebrando tradições com tambores, flautas e trajes coloridos
O tradicional festival Morioka Sansa Odori, um dos maiores do verão na região nordeste do Japão (Tohoku), teve início na noite desta sexta-feira (1) na cidade de Morioka, em Iwate. Dançarinos com coloridos trajes de verão (yukata) desfilaram com alegria ao longo de 500 metros da rua Chuo-dori, em frente à sede do governo, ao som animado de tambores e flautas.
Apesar do calor ainda presente após o pôr do sol, uma grande multidão se reuniu ao longo da avenida para assistir à abertura do festival. Assim que o desfile começou, a energia tomou conta da cidade com o animado grito dos dançarinos: “Sakkora choiwa yasse!” — uma frase tradicional que anima a apresentação.
De acordo com o comitê organizador, o festival deste ano contará com a participação de 205 grupos, somando cerca de 25.800 dançarinos ao longo dos quatro dias de evento, até 4 de agosto.
Entre os participantes estava Kaoruko Chida, de 20 anos, que veio da cidade de Oshu, também em Iwate. “Foi minha primeira vez dançando, a convite de uma amiga. Estava quente, mas foi divertido, principalmente quando amigos na plateia me chamaram. Quero dançar de novo!”, disse, sorridente.
O Morioka Sansa Odori teve sua primeira edição em 1978 e chega agora à sua 48ª edição. O encerramento, marcado para o dia 4, contará com duas atrações especiais: o desfile dos “maiores tambores do mundo” e a tradicional “grande roda de dança” (Daiwa Odori), encerrando a festa com muita música e espírito comunitário.