JR Hokkaido anuncia lançamento de serviços ferroviários temáticos que destacam paisagens sazonais da ilha, após atraso nas reformas dos vagões
A empresa JR Hokkaido anunciou nesta segunda-feira (4) que lançará dois novos trens turísticos em Hokkaido, a principal ilha do norte do Japão. Os trens, chamados “Red Star” e “Blue Star”, vão oferecer experiências únicas para turistas que desejam apreciar as belezas naturais da região em diferentes estações do ano.
Inicialmente, os trens estavam previstos para começar a operar na primavera de 2026. No entanto, o lançamento foi adiado porque os reparos nos vagões estão levando mais tempo que o esperado.
O Red Star começará a operar em fevereiro de 2027, aproveitando a temporada de gelo flutuante no Mar de Okhotsk. O trajeto será de ida e volta em dois dias entre as estações JR Sapporo e Abashiri. De abril a julho, ele passará a operar entre as estações JR Kushiro e Shiretoko Shari.
Já o Blue Star funcionará de junho a setembro, durante a temporada de floração das lavandas. Seu trajeto será entre as estações JR Asahikawa, Biei e Furano. Depois, entre janeiro e março de 2028, ele fará duas viagens de ida e volta por dia entre JR Abashiri e Shiretoko Shari.
Os trens serão movidos a diesel e foram projetados pelo famoso designer industrial Eiji Mitooka, que também criou o luxuoso trem “Seven Stars in Kyushu”, no sul do Japão.
Um dos destaques do Red Star será uma sala de chá tradicional com tatames, onde os passageiros deverão tirar os sapatos — uma experiência autêntica e culturalmente rica.
Com os novos trens, a JR Hokkaido espera atrair mais visitantes para explorar as paisagens incríveis e a cultura única da região.