Com chuvas 90% abaixo da média e altas temperaturas, autoridades de Kyoto recorrem a medida inédita para irrigar arrozais e hortas afetadas pela seca
Uma onda de calor extremo e chuvas muito abaixo da média neste verão causaram sérios danos às plantações no norte de Kyoto. Para tentar minimizar os impactos, o governo local iniciou nesta terça-feira (5) uma medida inédita: o uso de água de esgoto tratada para irrigação agrícola.
A água está sendo desviada do Centro de Purificação da Baía de Miyazu, localizado na cidade de Miyazu, e usada para irrigar arrozais, pomares e hortas nas áreas mais afetadas pela estiagem. Em vez de ser despejada nos rios, como de costume, a água tratada está sendo armazenada em um grande tanque com capacidade para 5 mil litros. Depois, é transportada por caminhão até as zonas agrícolas da região de Kyotango e Maizuru.
Segundo o governo, a precipitação em julho caiu para apenas 10% do volume normal em locais como Taiza, Mineyama (em Kyotango) e Maizuru. A combinação de calor intenso e falta de chuva causou descoloração nas plantas de arroz, rachaduras no solo seco e atraso no crescimento de hortaliças e brotos de feijão.
Para responder rapidamente à situação, o governo realizou uma reunião emergencial no dia 4 à noite, onde ficou decidido o uso temporário da água tratada para irrigação. A água está sendo distribuída com o apoio da Fazenda Ikari Highland, administrada pelo governo.
“Essa é uma iniciativa sem precedentes”, afirmou um representante do governo de Kyoto. O governador Takatoshi Nishiwaki reforçou a gravidade do momento: “Estamos em um período extremamente crítico, principalmente para o cultivo do arroz. Precisamos garantir água com uma abordagem integrada em toda a cidade.”