Maior evento de verão da cidade começou em 10 de agosto e encanta público com trajes vibrantes e música tradicional
A 72ª edição do Festival Yosakoi, o maior evento de verão da cidade de Kochi, no oeste do Japão, começou neste domingo, 10 de agosto. Cerca de 18 mil dançarinos, divididos em 188 equipes, participam do tradicional evento que segue até segunda-feira, dia 11.
O número representa um aumento de quatro equipes e mil dançarinos em comparação com o ano passado. Os participantes, vindos de várias partes do Japão, se apresentam em 16 palcos espalhados pela cidade, vestindo trajes coloridos e segurando os tradicionais chocalhos de madeira chamados “naruko”.
Criado em 1954 por voluntários e membros da Câmara de Comércio de Kochi, o festival surgiu com o objetivo de animar a população local após o difícil período do pós-guerra. Inspirado no famoso festival Awa Odori da cidade vizinha de Tokushima, o Yosakoi começou com apenas 750 dançarinos e hoje é um dos eventos culturais mais importantes do país, atraindo turistas nacionais e internacionais.
Uma das características mais marcantes do Yosakoi é a liberdade criativa. Os grupos podem escolher qualquer tipo de figurino e música, desde que incluam os naruko e a frase “Yosakoi naruko odori” em sua trilha sonora.
As apresentações começaram às 11h do dia 10. Os dançarinos, sempre sorridentes e cheios de energia, desfilaram acompanhados de caminhões com alto-falantes, chamados de “jikatasha”, que animavam o público com música alta e contagiante.
Apesar da chuva, o público compareceu em peso. Em uma rua comercial da cidade, uma moradora local aplaudia os dançarinos com entusiasmo:
“O verão na cidade de Kochi não seria o mesmo sem o Yosakoi. Espero que esse festival continue para sempre”, disse ela.
No dia 12 de agosto, será realizada a competição nacional de Yosakoi, reunindo equipes de todo o Japão para celebrar essa expressão única da cultura japonesa moderna.