De carpas ao consumo consciente: Moradores de Kitakyushu transformam bandeiras de festival em bolsas sustentáveis

Projeto comunitário reaproveita streamers danificados do Festival do Rio Murasaki e os transforma em bolsas, sacolas e acessórios vendidos em eventos locais.

Em Kitakyushu, na província de Fukuoka, um grupo de moradores está dando nova vida às tradicionais bandeiras de carpas (koinobori) usadas no Festival do Rio Murasaki, transformando-as em bolsas reutilizáveis, sacolas com cordão e porta-copos.

A iniciativa começou em 2024, quando os organizadores do festival decidiram reaproveitar os streamers danificados pelo tempo, que antes seriam descartados. A ideia surgiu como forma de financiar o próprio festival e evitar desperdício, promovendo a revitalização local.

Da tradição à transformação:

Durante o festival, cerca de 600 bandeiras de carpas de diferentes tamanhos, vindas até da região de Kanto, são exibidas ao vento sobre a Ponte Sakura, no bairro Kokuraminami, por cerca de um mês. O evento é organizado por moradores do distrito escolar de Osayuki, e atrai visitantes todos os anos.

Serpentinas de carpa voam sobre o Rio Murasaki, no bairro de Kokuraminami, em Kitakyushu, em 15 de abril de 2025. (Imagem via Mainichi/Katsuyuki Miyamoto)

A transformação dos streamers começou com Kimiko Takatori, diretora do centro comunitário de Osayuki, e Setsuko Nakamura, de 86 anos, habilidosa na costura. Após testes, decidiram criar bolsas reutilizáveis. Nakamura convidou amigas e hoje o grupo conta com cinco integrantes principais, além de voluntários ocasionais.

Como funciona o processo?

  • O centro comunitário lava e seca os materiais antes de entregá-los.
  • As costureiras verificam a resistência, escolhem os padrões e cortam o tecido.
  • A costura é feita com máquina, e os retalhos são reaproveitados para criar sacolas menores ou embalagens.
  • Os produtos são levados ao centro uma vez por mês, e desde junho, o grupo também se reúne para compartilhar ideias e cortar tecidos juntos.
Setsuko Nakamura, à direita, e outros mostram sacolas de compras reutilizáveis e outros itens feitos de serpentinas de carpa usadas, preservando o design original no bairro Kokuraminami de Kitakyushu, em 30 de julho de 2025. (Imagem via Mainichi/Katsuyuki Miyamoto)

Os itens reciclados têm sido bem recebidos pela comunidade, esgotando-se em eventos locais. Eles estarão à venda novamente no festival de verão do distrito escolar em 23 de agosto e no evento Matsuri Minami, em 30 de agosto (ou 31, em caso de chuva).

“Fico feliz que todos estejam gostando”, disse Nakamura. O grupo pretende continuar o projeto “sem exageros e com alegria”.

Com informações via Mainichi Shimbun