Locomotiva a vapor SL Yamaguchi para inesperadamente após falha mecânica no Japão

Cerca de 200 passageiros foram realocados após pane no trem turístico entre Yamaguchi e Tsuwano

O trem turístico a vapor SL Yamaguchi, que levava cerca de 200 passageiros, parou de forma inesperada na cidade de Yamaguchi, no oeste do Japão, após uma falha mecânica. O incidente ocorreu por volta do meio-dia, a cerca de 4,5 quilômetros da Estação Niho, na Linha JR Yamaguchi.

Apesar do susto, não houve feridos. A locomotiva conseguiu retornar à Estação Niho por meios próprios aproximadamente três horas depois. No entanto, todas as viagens programadas para o restante do dia foram canceladas.

A operadora JR West (West Japan Railway Co.) organizou ônibus para levar os passageiros aos seus destinos, como as estações Shin-Yamaguchi e Tsuwano.

Segundo um funcionário da JR West presente no local, uma parte próxima à roda motriz direita da locomotiva apresentou superaquecimento. Por volta das 17h30, uma locomotiva de resgate rebocou o SL Yamaguchi de volta à Estação Shin-Yamaguchi, onde chegou por volta das 18h40. A empresa informou que realizará uma inspeção detalhada nos próximos dias.

O SL Yamaguchi é composto por uma locomotiva a vapor modelo D51 e cinco vagões de passageiros com estilo retrô. Em 2025, ele está programado para operar principalmente nos finais de semana e feriados até 21 de dezembro.