Visitantes podem ganhar até 1.000 ovos ao participar de ações criativas como postar fotos de pratos com ovos no Instagram
Uma caravana promocional organizada pelo governo de Ibaraki, no Japão, visitou recentemente o escritório local do jornal Mainichi Shimbun com um objetivo curioso: incentivar o aumento do consumo de ovos na região e em todo o país.
Entre as ações promovidas está uma campanha no Instagram que vai sortear 1.000 ovos para dois vencedores, além de premiar outros 64 participantes com 100 ovos cada. Para concorrer, os interessados devem postar fotos de pratos com ovos — como “donburi” (tigela de arroz com ovo) durante o mês de setembro, e “omuraisu” (arroz com omelete) a partir de outubro — seguindo as regras indicadas nas redes sociais da campanha.
Além disso, nos dias 27 e 28 de setembro, será realizado um evento presencial no prédio do governo de Sannomaru, chamado “pegue o ovo”, onde os participantes poderão brincar e levar ovos para casa.
Segundo estatísticas de 2024, Ibaraki é a terceira maior produtora de ovos do Japão, ficando atrás apenas das cidades de Kagoshima e Chiba. Os japoneses consomem, em média, 320 ovos por pessoa ao ano, ocupando o quarto lugar no ranking mundial.
A antiga crença de que era saudável comer apenas um ovo por dia foi desmentida. De acordo com especialistas, essa ideia veio de estudos feitos em animais herbívoros e não se aplica aos humanos, que são onívoros e regulam naturalmente o colesterol. O ovo é considerado um alimento completo, contendo todos os nutrientes essenciais, exceto vitamina C e fibras alimentares. Ele é reconhecido por ajudar na recuperação do cansaço e no fortalecimento do sistema imunológico.
A campanha se estende até o dia 5 de novembro, data conhecida como o “Dia do Bom Ovo”, celebrada no Japão há mais de 15 anos com ações educativas e promocionais.