Japonesa Miwa Morikawa conquista bicampeonato mundial de luta livre

Lutadora vence final com placar de 8 a 0 na categoria até 65 kg e usa vitória como motivação após ficar fora das Olimpíadas de Paris

A lutadora japonesa Miwa Morikawa, de 26 anos, conquistou pela segunda vez o título mundial na categoria até 65 kg na luta livre feminina, nesta quarta-feira (17), durante o Campeonato Mundial de Wrestling, realizado em Zagreb, na Croácia.

Morikawa teve uma atuação dominante na final, vencendo a russa Alina Kasabieva por 8 a 0, e retomando o título que já havia conquistado em 2022, em uma categoria que não faz parte do programa olímpico.

“Tem sido difícil desde que fiquei de fora das Olimpíadas de Paris, mas quero usar essa vitória como motivação para continuar dando o meu melhor”, disse Morikawa após a luta.

A atleta tem como objetivo participar dos Jogos Olímpicos, mas já enfrentou duas grandes decepções: perdeu a vaga para Tóquio 2020 em uma seletiva nacional e, mais recentemente, não conseguiu se classificar para Paris 2024, mesmo tentando subir de categoria para 68 kg, que faz parte do programa olímpico.

“Participar das Olimpíadas é um sonho que tenho desde o ensino fundamental. Quero muito realizar esse objetivo”, declarou Morikawa, determinada.

Apesar das frustrações olímpicas, a vitória em Zagreb mostra que Morikawa continua entre as melhores do mundo, mantendo vivo seu sonho de chegar aos Jogos.