Porta-voz do governo japonês quer suceder Ishiba Shigeru como primeiro-ministro e apresenta plano com foco em seguridade social, economia e reconstrução partidária.
O atual porta-voz do governo japonês, Hayashi Yoshimasa, anunciou oficialmente sua candidatura à liderança do Partido Liberal Democrático (PLD), em eleição marcada para o dia 4 de outubro.
O vencedor do pleito interno será o sucessor do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, que deixará o cargo após dois anos de mandato.
Hayashi, que atua como secretário-chefe do gabinete, destacou sua experiência ao lado de dois primeiros-ministros Fumio Kishida, entre 2021 e 2023 e Ishiba, desde 2023
Em entrevista coletiva realizada na quinta-feira (18), Hayashi afirmou:
“Já se passaram 30 anos desde que fui eleito pela primeira vez para o Parlamento. Quero usar essa experiência para construir um Japão onde todos possam ter sonhos, esperança e orgulho de si mesmos.”
Entre os principais pontos de seu plano de governo estão:
- Aumento contínuo de 1% nos salários reais
- Diretrizes para um sistema sustentável de seguridade social
- Fortalecimento da economia japonesa até a década de 2040
Hayashi também reconheceu os desempenhos negativos do PLD em duas eleições nacionais recentes, e defendeu reformas profundas:
“Precisamos reconstruir o partido do zero.”
Relação com partidos da oposição
Sobre alianças políticas, Hayashi afirmou que o PLD deve:
- Definir com quais partidos da oposição deseja trabalhar
- Avaliar cada política caso a caso, sem compromissos automáticos
Esta é a terceira tentativa de Hayashi de assumir a liderança do PLD:
- Primeira candidatura: 2012
- Segunda candidatura: 2024
A campanha oficial começa na segunda-feira (22), com debates internos e apresentação de propostas aos membros do partido. Também estão na disputa ao cargo o ex-secretário-geral Toshimitsu Motegi, o ex-ministro da segurança econômica Takayuki Kobayashi e a ex-ministra Sanae Takaichi.
Com informações via NHK World