Estádio Nacional de Tóquio deve ganhar novo nome com patrocínio do grupo financeiro MUFG

Negociação final prevê contrato milionário de naming rights por cinco anos, a partir de 2026.

O grupo financeiro japonês Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. (MUFG) está em fase final de negociação para adquirir os naming rights do Estádio Nacional de Tóquio a partir de 2026. A informação foi confirmada por uma fonte próxima ao assunto nesta terça-feira (7).

O contrato, estimado em cerca de 2 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 70 milhões) por ano, deverá ter duração inicial de cinco anos, totalizando um valor próximo a 10 bilhões de ienes (R$ 350 milhões). Se confirmado, será um dos acordos de naming rights mais caros da história do Japão.

Ainda segundo a fonte, o novo nome do estádio deverá conter a sigla “MUFG”, abreviação do nome do grupo financeiro, mas também manterá parte do nome original, preservando sua identidade histórica e cultural.

O Estádio Nacional de Tóquio, principal palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2021, foi privatizado em abril de 2024. Desde então, é gerido pela empresa Japan National Stadium Entertainment Inc., criada pela operadora NTT Docomo em parceria com a Liga Japonesa de Futebol Profissional (J.League) e outros investidores.

A empresa gestora firmou contrato com o Conselho de Esportes do Japão no valor de 52,8 bilhões de ienes, válido até março de 2056, e considera a venda dos direitos de nomeação uma fonte essencial de receita para a manutenção e operação do estádio.

O acordo final com o MUFG deve ser anunciado oficialmente nos próximos meses.