Incêndio causado por bateria portátil força evacuação de hotel em Kyoto

Hóspedes deixaram o prédio temporariamente após fogo iniciado em carregador; uma funcionária foi hospitalizada por inalação de fumaça

Cerca de 120 hóspedes de um hotel em Kyoto, no Japão, tiveram que ser evacuados temporariamente na noite de terça-feira depois que uma bateria portátil em carregamento pegou fogo em um dos quartos. As informações foram confirmadas pela polícia local e pelo corpo de bombeiros. O caso ocorreu apenas dois meses após um incidente semelhante na cidade.

O chamado de emergência foi feito por volta das 20h30. O fogo começou em um quarto no quarto andar de um hotel de dez andares, localizado a oeste da Prefeitura de Kyoto. Uma funcionária do hotel, na casa dos 20 anos, foi levada ao hospital por inalação de fumaça, mas não corre risco de morte.

Segundo as autoridades, uma hóspede chinesa, na casa dos 30 anos, estava carregando a bateria de sua câmera digital quando o equipamento pegou fogo. Ela tentou apagar as chamas jogando água, mas não conseguiu. A funcionária então usou um extintor para controlar o incêndio.

O caso reacende alertas sobre incidentes envolvendo baterias portáteis. Em 6 de outubro, hóspedes de um hotel perto da estação JR Kyoto também foram evacuados devido a um pequeno incêndio, provavelmente causado por um carregador portátil. Ninguém ficou ferido naquela ocasião.

Dados divulgados pelo governo japonês mostram que, nos últimos cinco anos até 2024, ocorreram cerca de 2.350 acidentes envolvendo baterias de íon-lítio, incluindo incêndios. Aproximadamente 300 desses casos estavam relacionados a baterias portáteis, reforçando a preocupação com o uso seguro desse tipo de equipamento.