Campeão atual abre vantagem e se aproxima da vaga olímpica para Milão-Cortina
O atual campeão Yuma Kagiyama assumiu a liderança após o programa curto masculino do Campeonato Japonês de Patinação Artística, disputado nesta sexta-feira. A competição é a última seletiva do país antes da definição dos três atletas que irão representar o Japão nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina.
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, Kagiyama teve uma apresentação segura e consistente no Ginásio Nacional Yoyogi. Ele acertou logo no início a combinação de salto quádruplo toe loop com triplo toe loop, além de um quádruplo salchow. O patinador também executou giros e sequências de passos no mais alto nível de dificuldade, somando 104,27 pontos.
“Consegui executar todos os elementos como venho treinando. Estou muito satisfeito”, afirmou Kagiyama após a prova. Ele lembrou que ficou em segundo lugar no Grand Prix Final deste mês, atrás do americano Ilia Malinin. “O Nacional é um ponto de passagem para as Olimpíadas. Quero mostrar totalmente quem eu sou no programa livre e superar meus limites”, completou.
Em segundo lugar ficou Kao Miura, com 95,65 pontos, que busca sua primeira vaga olímpica. Já Rio Nakata, vice-campeão no ano passado, terminou na terceira posição com 89,91 pontos, mas não pode disputar a seleção olímpica por não atender ao critério de idade.
Kazuki Tomono ficou em quarto lugar, com 88,05 pontos, seguido por Shun Sato, que marcou 87,99 pontos. Os atletas voltam ao gelo neste sábado para o programa livre, que será decisivo para a classificação final e a escolha dos representantes japoneses para os Jogos Olímpicos de Inverno.
