Casos de gripe caem no Japão pelo segundo período seguido, diz governo

Dados do Ministério da Saúde indicam redução das infecções por gripe e também queda nos casos de Covid-19 no fim de dezembro e início de janeiro

O número de casos de gripe no Japão caiu abaixo do nível de alerta pela segunda semana consecutiva, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. As informações indicam que o surto da doença está perdendo força no país.

De acordo com o ministério, 33.217 casos de gripe foram registrados em todo o Japão na semana encerrada em 4 de janeiro. Os dados foram coletados em cerca de 3 mil unidades médicas de referência, com média de 10,35 pacientes por instituição.

O número representa menos da metade do registrado na semana anterior, ficando em 0,45 vezes o total anterior. O resultado continua bem abaixo do nível de alerta nacional, que é de 30 casos por unidade de saúde.

Nesta temporada, no entanto, a gripe chegou mais cedo. A média nacional ultrapassou o nível de alerta cinco semanas antes do observado na temporada passada. Na semana encerrada em 23 de novembro, os casos chegaram a ultrapassar 50 pacientes por unidade médica.

O ministério também informou que os casos de Covid-19 apresentaram queda. Foram registrados 3.629 novos casos na semana iniciada em 29 de dezembro, com média de 1,13 paciente por unidade médica.

Esse número corresponde a 0,86 vezes o total da semana anterior e marca a primeira redução nos casos de Covid-19 após três semanas seguidas de aumento.