Empresa de telecomunicações cria comitê com advogados externos para apurar conduta de funcionários
A KDDI Corp., uma das maiores empresas de telecomunicações do Japão, anunciou nesta quarta-feira que criou um comitê de investigação para apurar suspeitas de práticas antiéticas envolvendo funcionários de duas de suas subsidiárias.
Segundo a empresa, há indícios de que funcionários tenham inflado os números de vendas de dezembro de 2025 na provedora de internet Biglobe Inc. e no setor de publicidade da G-Plan Inc., ambas controladas pela KDDI.
O comitê de investigação inclui advogados externos, com o objetivo de garantir uma apuração independente e transparente. A KDDI informou, em comunicado, que identificou as possíveis irregularidades no início deste mês.
A empresa afirmou que ainda está analisando o impacto do caso em seus resultados financeiros. “Os efeitos sobre nossos lucros serão divulgados assim que forem confirmados”, informou a KDDI.
Apesar da investigação, a companhia disse que divulgará normalmente os resultados financeiros do período entre abril e dezembro, conforme o cronograma previsto, no dia 6 de fevereiro.
A Biglobe tornou-se subsidiária da KDDI em 2017, mas não divulga publicamente seus números de vendas. A empresa não informou quantos funcionários estão sendo investigados nem quando a apuração deve ser concluída.
