Robô Pepper entra para o Guinness como primeiro robô humanoide produzido em massa

Criado pela SoftBank, Pepper é usado desde 2014 em lojas, escolas e casas de repouso no Japão

O robô humanoide “Pepper”, da empresa japonesa SoftBank Robotics, foi reconhecido pelo Guinness World Records como o primeiro robô humanoide de serviço produzido em massa no mundo. O anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira.

Com 1,21 metro de altura, o Pepper foi projetado para interagir com pessoas por meio de conversas faladas. Desde seu lançamento, em 5 de junho de 2014, o robô já foi utilizado em diversos locais, como shopping centers, escolas e casas de repouso para idosos.

Segundo a SoftBank Robotics, o Pepper se destacou por ser um dos primeiros robôs a ter como foco principal a comunicação com humanos, ajudando em atendimentos, orientação ao público e atividades educativas.

A empresa também anunciou o lançamento do “Pepper+”, uma nova versão equipada com tecnologia de inteligência artificial mais avançada. O objetivo é ampliar as funções do robô, que agora pode não só conversar com as pessoas, mas também demonstrar produtos e fazer recomendações de acordo com as necessidades dos clientes.

O Pepper+ usa uma câmera para identificar pessoas que passam por perto e inicia conversas com base em características como roupas e comportamento. Ele também aplica técnicas de abordagem usadas por vendedores profissionais para perguntar sobre interesses e preferências dos consumidores.

De acordo com a SoftBank Robotics, o Pepper+ está disponível para aluguel. No plano anual, o custo é de 79.800 ienes por mês, o equivalente a cerca de 515 dólares. Já o aluguel de curto prazo custa 150 mil ienes por mês de uso, além de uma taxa inicial de contrato.

Em comunicado, a empresa afirmou que pretende continuar expandindo as possibilidades de uso de robôs no dia a dia das pessoas.