Governador de Wakayama morre aos 68 anos

Político esteve internado em estado grave após voltar da Expo 2025.

Morreu na manhã desta terça-feira no Japão, ainda noite de segunda no Brasil, o Governador da província de Wakayama, Shuhei Kishimoto. O político de 68 anos estava internado após ser encontrado inconsciente em sua residência oficial no último dia 14.

Político de longa data, Kishimoto foi eleito como governador da província em 2022 como um candidato independente apoiado pelo Partido Liberal Democrata (PLD), o partido do governo, e pelos principais partidos de oposição, como o Partido Democrático Constitucional (PDCJ) e o Partido Democrático pelo Povo (PDP).

Anteriormente havia servido como representante do 1º distrito de Wakayama na Câmara dos Representantes desde 2009, além de ter sido chefe de divisões no Ministério das Finanças.

O governador esteve presente na Expo Osaka 2025 no último domingo e não apresentava nenhum sintoma fora do normal, cumprindo sua agenda na feira mundial normalmente.

Em 2024, o governador esteve no Brasil, onde participou de eventos e palestras apresentando suas ideias para revitalizar a economia local através do incentivo à imigração, mas nada oficial foi lançado desde então. A causa da morte não foi revelada.