Novo grande campeão do sumô japonês quer marcar seu nome na história com vitória logo na primeira competição no mais alto posto do esporte
Recém-promovido ao mais alto posto do sumô, o yokozuna Onosato afirmou nesta segunda-feira (30) que seu objetivo é conquistar o título do Grande Torneio de Nagoya, que começa no dia 13 de julho na nova IG Arena. Aos 25 anos, ele será um dos poucos da história a tentar vencer sua primeira competição como yokozuna.
“Não é algo que todos fazem”, comentou Onosato, o 75º yokozuna da história do sumô, durante entrevista coletiva na base do estábulo Nishonoseki, próximo a Nagoya. Dos últimos 30 lutadores promovidos a yokozuna, apenas cinco conseguiram triunfar logo em sua estreia no topo do ranking.
Apesar da rápida ascensão — apenas 13 torneios desde sua estreia na elite —, Onosato garante que não se deixa afetar pela fama. “Nada mudou, inclusive minha vida fora do sumô. Quero continuar sendo a mesma pessoa de sempre”, disse o lutador, que também destacou a importância de representar sua terra natal.
Natural de Tsubata, em Ishikawa, região duramente atingida pelo terremoto na Península de Noto em 1º de janeiro deste ano, Onosato participou no domingo de um desfile em sua homenagem organizado pela cidade. “Recebi muita energia do povo. Quero que isso se reflita na minha performance em Nagoya. Desejo levar força para toda Ishikawa”, declarou.
A competição marcará também mudanças nas principais categorias do sumô. Hoshoryu, nascido na Mongólia, se mantém como yokozuna ao lado de Onosato, enquanto Kotozakura será o único ozeki em disputa. Outra novidade é a estreia do mongol Oshoma no grupo dos “sanyaku”, como komusubi.