Atleta japonesa de lançamento de dardo espera competir em casa e buscar segundo título mundial consecutivo, após recuperação no cotovelo
A campeã olímpica do lançamento de dardo, Haruka Kitaguchi, afirmou nesta segunda-feira (7) que pretende voltar a competir no final de agosto, após se recuperar de uma lesão no cotovelo, com o objetivo de disputar o Campeonato Mundial de Atletismo, que começa em 13 de setembro no Estádio Nacional de Tóquio.
“Eu conheço melhor que ninguém a alegria de terminar em primeiro. Vou me preparar bem para conquistar o ouro”, disse a atleta de 27 anos, natural de Hokkaido, durante uma coletiva de imprensa ao lado de outros nomes do atletismo japonês.
Kitaguchi ficou de fora do Campeonato Nacional de Atletismo, encerrado neste domingo, devido a uma epicondilite medial no cotovelo direito. No entanto, ela afirmou que sua recuperação está indo bem e que mantém o foco em defender seu título mundial, conquistado em agosto de 2023 em Budapeste.
Enquanto isso, outra estrela do atletismo japonês, Nozomi Tanaka, também marcou presença na coletiva. Ela disputará as provas de 1.500 metros e 5.000 metros no Mundial, após vencer ambas as distâncias no campeonato nacional. “Vou intensificar meus treinos para me tornar uma forte candidata nas duas provas”, declarou Tanaka.
O Campeonato Mundial de Atletismo será uma das grandes atrações esportivas no Japão este ano, reunindo atletas de todo o mundo por nove dias. Kitaguchi e Tanaka estão entre as esperanças da equipe japonesa para subir ao pódio diante da torcida local.