Tamagotchi renasce e conquista nova geração às vésperas dos 30 anos

Lançado em julho, o novo modelo “Tamagotchi Paradise” surpreende nas vendas e atrai jovens adultos com nostalgia e inovação analógica

Tamagotchi está de volta e mais popular do que nunca. Prestes a comemorar 30 anos em 2026, o famoso bichinho virtual da Bandai já vendeu quase 100 milhões de unidades no mundo inteiro. O novo modelo, lançado em 12 de julho, tem feito sucesso entre jovens adultos e surpreendeu nas vendas.

O novo “Tamagotchi Paradise” já vendeu 1,5 vez mais do que o esperado na primeira semana. Ele está disponível em três versões, cada uma custando 6.380 ienes (cerca de R$ 230). A Bandai afirma que esse modelo recebeu quatro vezes mais encomendas antecipadas do que o anterior, lançado em 2023.

Mesmo com atualizações ao longo dos anos — como telas coloridas, comunicação por infravermelho e suporte a Wi-Fi — o conceito básico permanece: cuidar de um bichinho virtual. Mas desta vez, o novo Tamagotchi aposta na simplicidade. Segundo Chisato Aoyagi, da equipe de desenvolvimento da Bandai, a ideia foi “voltar à essência do brinquedo”.

O novo modelo tem um “dial” no topo para interagir com o universo dos Tamagotchis de forma analógica, sem internet. O jogador pode explorar o “Tama Space” (planeta onde os personagens vivem) e o “Tama Cell” (corpo do bichinho), o que traz novas formas de cuidar do pet.

Dois aparelhos podem se conectar para que os Tamagotchis interajam entre si — podendo até brigar, ter filhos ou serem “comidos” e virarem cocô. Também é possível realizar um memorial para os pets que “morrem”, o que faz muitos refletirem sobre a vida, como fariam com um animal real.

Cada Tamagotchi se desenvolve de forma única, dependendo dos cuidados recebidos, ambiente e “genética”. O modelo atual permite mais de 50 mil variações diferentes. Nas redes sociais, usuários compartilham o visual dos seus personagens e até personalizam seus aparelhos com capinhas feitas à mão.

O interesse também é movido por nostalgia. Pessoas de 20 a 30 anos, que brincaram com o brinquedo na infância, agora estão voltando a usar — e até comprando para os próprios filhos. “É uma forma de reviver a infância e compartilhar isso com a nova geração”, explicou Aoyagi.

O sucesso também se espalha para outros produtos. Entre 2019 e 2024, as vendas de itens relacionados ao Tamagotchi, como brinquedos e cosméticos, aumentaram sete vezes. Em junho, a série de jogos “Tamagotchi Connection: Corner Shop” voltou aos consoles Nintendo Switch com o nome “Tamagotchi Plaza”.

Com a aproximação do 30º aniversário, Aoyagi revelou que a Bandai está preparando algo especial: “Queremos fazer algo que todos os fãs possam aproveitar no ano que vem”.