Adolescente de 17 anos é detido por suspeita de ataque cibernético contra rede de cafés no Japão

Jovem teria usado programa criado por IA conversacional para invadir servidor e acessar dados de milhões de clientes

Um adolescente de 17 anos recebeu um mandado de prisão nesta quinta-feira sob suspeita de invadir o servidor de uma grande operadora de internet cafés no Japão, utilizando um programa criado por meio de uma inteligência artificial conversacional, segundo fonte ligada à investigação.

A ação ocorre após o grave ataque cibernético sofrido em janeiro pela Kaikatsu Frontier Inc., empresa responsável pelos internet cafés Kaikatsu Club e pelas academias FiT24. A companhia-mãe informou que o incidente pode ter provocado o vazamento de dados pessoais de cerca de 7,3 milhões de clientes.

De acordo com os investigadores, o estudante, morador de Osaka, é suspeito de ter enviado cerca de 7,24 milhões de comandos não autorizados ao servidor da empresa, com o objetivo de exportar informações pessoais, causando prejuízo às operações internas.

Embora serviços de IA geralmente impeçam a geração de conteúdos voltados a atividades criminosas, acredita-se que o jovem tenha ocultado suas reais intenções ao formular os pedidos à ferramenta de inteligência artificial.

O adolescente já havia sido preso em novembro, em Tóquio, por supostamente comprar um cartão Pokémon pela internet utilizando os dados de cartão de crédito de outra pessoa.

As autoridades continuam investigando o caso e analisando o impacto do ataque sobre os sistemas da empresa e a segurança das informações dos clientes.