Overdoses entre adolescentes preocupam autoridades em área de entretenimento de Tóquio

Jovens usam grandes quantidades de remédios comuns e álcool na região de Kabukicho, conhecida como “Toyoko”

Os casos de overdose entre jovens continuam aumentando no bairro de entretenimento de Kabukicho, em Tóquio, segundo a Polícia Metropolitana.

Entre meados e o fim de janeiro, a polícia deteve 32 pessoas com idades entre 10 e 19 anos na região. Entre elas estava uma estudante de 15 anos do ensino fundamental que foi abordada por consumo de álcool e acabou sendo flagrada com cerca de 600 comprimidos para dormir dentro da bolsa.

A área conhecida como “Toyoko”, próxima ao prédio Shinjuku Toho, tem registrado um fluxo constante de jovens levados a hospitais por overdose. Entre adolescentes, o ato de ingerir grandes quantidades de remédios vendidos sem receita para ficar alterado é chamado de “pakiru”. As autoridades acreditam que a prática vem se espalhando como uma tendência entre os jovens.

Uma jovem de 19 anos que frequenta a região contou ao jornal Mainichi Shimbun que o uso de remédios é comum no grupo. “Todo mundo faz. Eles perguntam se você quer fazer também. A gente tira fotos e posta nas redes sociais, até mostrando a língua azul por causa do corante dos comprimidos”, disse.

Os jovens costumam compartilhar remédios para gripe ou para dormir e, muitas vezes, misturam com bebidas alcoólicas.

Segundo a polícia, das 32 pessoas detidas em janeiro, 29 eram meninas entre 14 e 19 anos e 3 eram meninos. Elas foram abordadas por ficar na rua até tarde da noite ou por fumar. Quatro meninas apresentavam sinais de overdose. Uma estudante de 14 anos precisou ser levada ao hospital após ter convulsões.

A adolescente de 15 anos encontrada com 600 comprimidos estava embriagada. Já uma estudante de 17 anos carregava quase 100 comprimidos. Ao serem questionadas, disseram frases como “porque é divertido” e “quero esquecer coisas ruins”.

O problema não é novo e Kabukicho segue sendo palco de casos graves. Em outubro de 2025, uma estudante de 14 anos morreu após cair de um prédio. A polícia acredita que ela estava sob efeito de overdose de remédio para tosse.

Os jovens detidos em janeiro não eram apenas de Tóquio, mas também de Kanagawa, Shizuoka e Yamaguchi. Um representante da polícia alertou: “Toyoko pode parecer um lugar atraente, mas pedimos que as pessoas não frequentem a área de forma leviana”.