Com 1.300 atletas e mais de 10 mil pessoas na abertura, Jogos Escolares Brasileiros no Japão celebram amizade Brasil-Japão e ganham reconhecimento olímpico. (Divulgação | JEBRA, Shizuoka, 2025)
Os JEBRA, realizado no último fim de semana na cidade de Fukuroi, Shizuoka, marcaram um feito histórico: tornou-se o maior encontro esportivo brasileiro fora do Brasil. A edição de 2025 reuniu 1.300 atletas, representando mais de 80 escolas, e atraiu um público de mais de 10 mil pessoas apenas na cerimônia de abertura.
O evento também celebrou os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, com momentos simbólicos que reforçaram os laços entre as duas nações. A presidente da Comissão Organizadora, Márcia Rubio da Rocha, emocionou o público ao lembrar da trajetória de crescimento do JEBRA: “Hoje, na nossa 4ª edição, vemos esse sonho crescer, florescer… E nos emociona saber que algumas das crianças que começaram com a gente, hoje são jovens adultos.”
O cônsul do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Garcia, destacou o reconhecimento internacional da competição: “O sucesso do JEBRA pode ser medido pelo reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que neste ano oferece quatro vagas para os campeões de modalidades individuais participarem dos Jogos da Juventude, no Brasil.”
Ele ainda brincou que o Japão se torna o “28º Estado da Federação Brasileira”, ao disputar oficialmente os JEBS mesmo estando fora do território nacional.
Representando o governo japonês, o embaixador Teiji Hayashi ressaltou o valor cultural e diplomático do evento: “O JEBRA fortalece os laços históricos de amizade entre Japão e Brasil, promovendo o intercâmbio por meio do esporte.”
O encerramento ficou por conta de uma apresentação de breaking, modalidade que estreou nas Olimpíadas de Paris 2024. Os dançarinos Felipe, Aranha, Alexandre, Dedé e Erik encantaram o público com uma fusão de dança, acrobacias e atitude — celebrando o esporte como expressão de identidade, inclusão e criatividade.