Frequência apelidada de “Spice Sound” mostrou resultados promissores contra náuseas causadas por viagens e realidade virtual.
Viajar de carro, barco, avião ou até usar realidade virtual pode ser um pesadelo para quem sofre com enjoo de movimento. Mas pesquisadores da Universidade de Nagoya, em Aichi, podem ter encontrado um alívio inesperado, um som.
O estudo revelou que uma frequência sonora de 100 hertz, chamada de “Spice Sound”, quando emitida a 85 decibéis, reduziu significativamente sintomas como tontura e náusea em testes com humanos e camundongos. Bastou 1 minuto de exposição ao som para os voluntários sentirem melhora durante simulações de movimento.
De acordo com os cientistas, o enjoo de movimento surge de um conflito sensorial: o que os olhos veem não bate com o que o corpo sente, especialmente no sistema vestibular, que fica no ouvido interno. Essa confusão faz o cérebro “achar” que o corpo pode estar envenenado, e daí vem o mal-estar.
O som de 100 Hz, ao que tudo indica, interfere positivamente nesse conflito, embora os mecanismos exatos ainda estejam sendo estudados.
Apesar do otimismo, os pesquisadores alertam: 85 decibéis é um volume alto, e pode causar danos à audição com o uso prolongado, principalmente em fones de ouvido.
Além disso, fatores como: tipo de aparelho usado, ambiente, e a sensibilidade auditiva de cada pessoa podem influenciar nos resultados. O som pode ser facilmente encontrado no YouTube pesquisando por “100Hz tone”, mas atenção ao volume