Japão registra recorde de 740 terremotos em 10 dias na região das Ilhas Tokara

terremotos Ilhas Tokara

Atividade sísmica intensa surpreende autoridades meteorológicas; tremores atingiram até grau 5 na escala japonesa, mas sem danos ou tsunamis.

A Agência Meteorológica do Japão anunciou em 1º de julho que um recorde de 740 terremotos foi registrado em apenas 10 dias na região das Ilhas Tokara, no sudoeste do país, na província de Kagoshima.

Segundo o Escritório Regional de Fukuoka da agência, os tremores variaram de 1 a 5 na escala de intensidade sísmica japonesa (de 0 a 7). Embora a área já tenha passado por períodos com centenas de tremores em anos anteriores, esta é a maior atividade sísmica já documentada no arquipélago remoto.

Pico da atividade começou em junho

Os abalos sísmicos começaram a se intensificar por volta das 8h da manhã do dia 21 de junho. Até as 11h do dia 1º de julho, foram registrados:

  • 1 tremor de grau 5 inferior
  • 11 tremores de grau 4
  • 44 tremores de grau 3
  • 185 tremores de grau 2
  • 499 tremores de grau 1
terremoto Kagoshima
Registro do terremoto de 5.1 registrado na região em 30 de junho 2025 (Reprodução: JMA)

Apesar da intensidade, nenhum tsunami foi registrado, e não há relatos de danos materiais ou feridos.

Comunidade afetada diretamente

Os tremores mais fortes (nível 5 inferior e 4) foram sentidos na ilha de Akuseki, que abriga 43 residências e 89 moradores. A ilha é uma das 12 que compõem as Ilhas Tokara, situadas entre Yakushima e Amami Oshima.

Explicação geológica

De acordo com o professor Hisayoshi Yokose, especialista em vulcanologia marinha da Universidade de Kumamoto, a região possui formações geológicas únicas, com grandes dorsais submarinas que se afundam sob uma placa tectônica. Isso facilita o acúmulo de tensão geológica, favorecendo a ocorrência de abalos frequentes.

terremotos Ilhas Tokara
A Ilha Akuseki, uma das Ilhas Tokara, é vista nesta foto tirada de um helicóptero Mainichi Shimbun. A ilha faz parte da vila de Toshima, na província de Kagoshima. (Créditos da Imagem: Mainichi / Takeshi Noda)

Tendência instável

O número de tremores diários teve oscilações:

  • 183 tremores em 23 de junho (pico)
  • 15 em 26 de junho
  • 98 em 29 de junho
  • 62 em 30 de junho

A agência meteorológica alerta para a possibilidade de novos tremores de até grau 5 inferior e pede cautela às comunidades locais e navegantes da região.

Com informações via Mainichi Shimbun