Soldado da Força Aérea dos EUA foi condenado a cinco anos de prisão por crime cometido em 2023 contra uma menor de 16 anos
O tribunal de Okinawa confirmou nesta quarta-feira a condenação de um militar da Força Aérea dos Estados Unidos por sequestrar e abusar sexualmente de uma menina menor de 16 anos em 2023. Brennon Washington, de 26 anos, aviador estacionado na Base Aérea de Kadena, teve sua pena de cinco anos de prisão mantida pelo Tribunal Superior de Fukuoka, em Naha.
Washington entrou com recurso alegando inocência, argumentando que o julgamento não considerou adequadamente as contradições nos depoimentos da vítima, que divergia do relato feito por sua mãe à polícia. O juiz Takashi Miura, que presidiu o caso, disse que essas diferenças poderiam ser explicadas pelo estado psicológico da jovem vítima.
O caso reacendeu a insatisfação local em Okinawa, região que abriga a maior parte das instalações militares americanas no Japão. A controvérsia aumentou porque a polícia local e o governo central não informaram o governo da cidade sobre o crime.
A denúncia contra Washington só veio à tona após uma reportagem da mídia local, três meses após sua denúncia formal. Em resposta, o governo japonês está revisando o processo de compartilhamento de informações para garantir que incidentes envolvendo militares americanos sejam comunicados às autoridades locais.
Segundo o tribunal, o acusado convidou a menina para uma conversa no carro dele em um parque da vila de Yomitan, no dia 24 de dezembro de 2023. Ele então a levou até sua residência fora da base e cometeu o abuso. A vítima declarou em audiência que falava “stop” (pare) em inglês durante o ataque.
Diante da série crescente de crimes sexuais cometidos por militares americanos, o Escritório do Inspetor Geral do Pentágono anunciou que vai revisar o desempenho, treinamento e histórico criminal dos membros das Forças dos EUA no Japão para prevenir novos casos. Além disso, militares, polícia local e moradores retomaram patrulhas conjuntas em Okinawa para aumentar a segurança da comunidade.