Acidente ocorreu durante queima de enfeites tradicionais em santuário de Hokkaido
Uma idosa ficou ferida nesta quarta-feira após sua roupa pegar fogo durante um ritual tradicional de Ano Novo em um santuário na ilha de Hokkaido, no norte do Japão. Ela sofreu queimaduras no rosto, braços e pernas.
O acidente aconteceu por volta das 10h35 da manhã no Santuário Yukura, na cidade de Hakodate. A mulher estava consciente após o ocorrido e foi levada ao hospital para receber atendimento médico.
Segundo informações da polícia local e de funcionários do santuário, a idosa escorregou no chão congelado enquanto tentava jogar um enfeite usado de Ano Novo, chamado shimekazari, dentro de uma fogueira. Ao tropeçar, as chamas se espalharam rapidamente para suas roupas.
O ritual faz parte do festival conhecido como dondoyaki, no qual enfeites de Ano Novo são queimados para afastar o azar e fazer pedidos de proteção e boa sorte para o novo ano.
O Santuário Yukura fica a cerca de 5 quilômetros a leste da Estação JR Hakodate e é conhecido na região como um local que protege as fontes termais da área.
