Kyoto vai liberar entrada gratuita para crianças em banhos públicos tradicionais

Medida busca preservar a cultura dos “sento” e incentivar novas gerações a frequentar os espaços comunitários

O governo de Kyoto, no Japão, decidiu oferecer entrada gratuita em banhos públicos tradicionais, conhecidos como sento, para crianças em idade de ensino fundamental e menores durante o ano de 2026.

A iniciativa tem como objetivo aproximar as crianças dessa tradição japonesa e incentivar o uso contínuo desses espaços no futuro. Segundo o governo, ações desse tipo são raras, embora a cidade de Kobe, na cidade vizinha de Hyogo, já tenha adotado uma medida semelhante.

Com a popularização dos banheiros nas residências japonesas, o número de sento vem diminuindo ao longo dos anos. Em Kyoto, havia 502 casas de banho públicos em 1975. Em 2003, o número caiu para 278 e, atualmente, restam apenas 83 estabelecimentos. O total de usuários também caiu cerca de 6 milhões desde 2003, levando muitos sento a fecharem por dificuldades financeiras.

O governo destaca que os banhos públicos têm um papel importante na sociedade. “Eles ajudam a fortalecer a comunidade local e também são úteis em situações de desastre”, explicou a administração de Kyoto.

Atualmente, a taxa de entrada nos sento é de 200 ienes para crianças do ensino fundamental e 100 ienes para bebês e crianças pequenas. Durante um ano, em 2026, todas as crianças poderão usar os banhos públicos gratuitamente e sem limite de visitas.

A expectativa é que, ao despertar o interesse das crianças desde cedo, os sento continuem sendo utilizados pelas próximas gerações.