Festival de Fogos no Rio Yoshino será realizado em agosto, apesar de dificuldades financeiras

Evento tradicional de verão em Gojo, Nara, acontecerá no dia 15 de agosto graças a doações de empresas e campanha de financiamento coletivo

Um dos eventos mais esperados do verão japonês, o Festival de Fogos de Artifício do Rio Yoshino, será realizado no próximo 15 de agosto, em Gojo, província de Nara, apesar das dificuldades financeiras que quase impediram sua realização.

Conhecido como “Yoshinogawa Matsuri Noryo Hanabi Taikai”, o festival atrai moradores e visitantes há anos com seu espetáculo de luzes sobre o rio. No entanto, a edição deste ano enfrentou incertezas por conta da alta nos custos de materiais e segurança, e da escassez de recursos das últimas edições.

A comissão organizadora, com apoio da Divisão de Turismo e Indústria da cidade, iniciou em junho uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) com meta de arrecadar 2,5 milhões de ienes. Embora o objetivo ainda não tenha sido alcançado, um número maior que o esperado de empresas locais e de outras regiões contribuiu com doações, permitindo viabilizar o evento.

Segundo a prefeitura de Gojo, o festival sofreu sucessivas interrupções nos últimos anos: em 2019 por um tufão, de 2020 a 2022 devido à pandemia de COVID-19, e em 2023 por chuvas intensas. Em 2023, o evento voltou a ser realizado pela primeira vez em seis anos, marcando a 50ª edição.

A edição deste ano acontecerá na margem direita do Rio Yoshino, em Gojo. As barracas de comida e atrações começam a funcionar às 14h, e a queima de cerca de 4 mil fogos será iniciada às 19h30, com duração de aproximadamente uma hora.

Um representante da prefeitura afirmou:

“Recebemos muitos comentários de pessoas da cidade e de fora dizendo que esperam pelo festival todos os anos. Mas para manter o evento no futuro, será necessário repensar a forma de garantir os recursos.”