Temperaturas passam dos 35°C em várias regiões do Japão; autoridades emitem alertas de insolação e recomendam cuidados
A cidade de Tóquio enfrentou nesta segunda-feira (7 de julho) seu primeiro dia de calor extremo de 2025, com a temperatura ultrapassando os 35°C no centro da capital, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Uma forte massa de ar quente está cobrindo grande parte do arquipélago japonês, elevando as temperaturas em todo o país. De acordo com a JMA, até as 11h da manhã, 10 localidades já haviam registrado temperaturas iguais ou superiores a 35°C. Em 670 áreas do Japão, os termômetros marcaram pelo menos 30°C, caracterizando o que se chama de “dia de verão quente”.
As altas temperaturas levaram o Ministério do Meio Ambiente e a JMA a emitirem alertas de insolação para 32 regiões do país, o maior número do ano até agora. Pela primeira vez em 2025, esses alertas também foram estendidos ao norte do Japão.
As autoridades estão pedindo à população que use ar-condicionado de forma adequada, beba bastante água e evite sair durante os horários de maior calor.
Entre as temperaturas mais altas registradas estão:
Mima (Tokushima): 36,2°C
Minokamo (Gifu): 36,0°C
Akiota (Hiroshima): 35,9°C
Matsusaka e Kuwana (Mie): 35,8°C
Chiyoda, Tóquio: 35,6°C
Com o verão se intensificando, a recomendação é ficar atento aos boletins meteorológicos e tomar medidas para prevenir casos de insolação, especialmente entre crianças e idosos.