Sistema será avaliado nas estações de Niigata e Nagaoka para facilitar a passagem sem bilhete físico
A empresa ferroviária JR East (East Japan Railway Company) vai iniciar, no dia 6 de novembro, um teste com catracas de reconhecimento facial nas estações Niigata e Nagaoka, na linha de trem-bala Joetsu Shinkansen.
Com essa nova tecnologia, os passageiros poderão passar pelos portões de embarque sem precisar retirar bilhetes ou cartões de transporte dos bolsos ou bolsas. As câmeras instaladas nas catracas irão capturar imagens do rosto dos usuários e verificar os dados faciais cadastrados para permitir a entrada.
Segundo a JR East, na estação de Niigata, o sistema será integrado aos portões já existentes. Já na estação de Nagaoka, serão instaladas catracas novas com a tecnologia de reconhecimento facial. A ideia é comparar o desempenho dos dois tipos de instalação.
O teste vai durar cerca de cinco meses, de 6 de novembro de 2025 a 31 de março de 2026, e será voltado para usuários com passes de trem-bala entre Niigata e Nagaoka, com idade a partir do ensino fundamental II (equivalente ao ensino médio no Brasil). A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem.
Os interessados em participar do teste devem se inscrever entre os dias 6 e 17 de outubro de 2025, e precisam registrar seus dados com antecedência, incluindo uma foto do rosto.
A presidente da JR East em Niigata, Hiroko Shirayama, explicou que o objetivo é facilitar a vida de passageiros com bagagens grandes ou carrinhos de bebê. Segundo ela, “tem sido incômodo inserir bilhetes nas catracas, e esperamos que esse teste mostre como será o futuro das viagens”.