Explosão em usina da U.S. Steel na Pensilvânia deixa dois mortos e 10 feridos

Acidente ocorreu semanas após venda da empresa para a japonesa Nippon Steel; autoridades ainda investigam as causas

Uma forte explosão em uma usina da United States Steel Corp. (U.S. Steel), localizada na Pensilvânia, deixou duas pessoas mortas e dez feridas na manhã desta segunda-feira (11), segundo informações da mídia dos Estados Unidos.

A planta industrial, situada próxima à cidade de Pittsburgh, é considerada a maior operação de coque (carvão metalúrgico) da América do Norte e uma das quatro principais unidades da U.S. Steel no estado, de acordo com a agência Associated Press.

De acordo com a CNN, um alto executivo da empresa confirmou que houve uma única explosão, mas as causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Como medida de precaução, as autoridades locais chegaram a pedir que os moradores próximos permanecessem dentro de casa por algumas horas.

O acidente ocorre pouco tempo depois que a empresa japonesa Nippon Steel Corp. concluiu a compra da U.S. Steel, com sede em Pittsburgh, por US$ 14,1 bilhões em junho deste ano.

A compra foi controversa: o ex-presidente Joe Biden havia bloqueado o acordo durante seu mandato por questões de segurança nacional. Já o atual presidente Donald Trump, que também havia criticado a negociação durante sua campanha, acabou permitindo a transação após assumir seu segundo mandato não consecutivo. O acordo final só foi possível após as empresas firmarem um compromisso de segurança nacional com o governo americano, que agora detém uma ação especial (golden share) com poder de veto sobre decisões importantes da companhia.

A explosão levanta novas preocupações sobre a segurança nas operações da empresa, agora sob controle estrangeiro, e reacende o debate sobre a influência de empresas internacionais em setores estratégicos dos EUA.

As autoridades seguem investigando o que pode ter causado a explosão. Até o momento, os nomes das vítimas não foram divulgados. A U.S. Steel informou que está cooperando com as autoridades e prestando apoio às famílias afetadas.